domingo, 5 de maio de 2013
om crianças Intervenção Psicológica com crianças que apresentam TDAH
O TDAH envolve tipos variados de déficits de habilidades, muitas vezes é necessário o uso de múltiplos tipos de intervenção que abranja todo o espectro de dificuldades a ele associadas. Uma boa formulação e avaliação inicial permitirá a seleção de estratégias de tratamento mais adequada para cada indivíduo. A avaliação neuropsicológica é um instrumento essencial para auxiliar o diagnóstico. Os portadores de TDAH podem apresentar dificuldades com a memória (dificuldade de material recente como: nomes, datas e fatos) e dificuldades com a linguagem.
A avaliação neuropsicológica permite avaliar funções cognitivas determinando-se quais estariam intactas e podem servir de apoio para as estratégias de tratamento. A avaliação inclui testes específicos para medir atenção, como o STROOP, o Digit Span, Teste da Trilhas e o Teste de Atenção Visual (TAVIS2-R), os quais permitem identificar os componentes específicos da atenção que estão deficitários.
A repercussão do déficit atentivo nas habilidades de vida diária do paciente é significativa e deve ser considerada, ou seja, deve ser feita uma avaliação de quais são os comportamentos indicadores do déficit na vida diária e o grau de comprometimento funcional. Isto pode ser obtido por meio de checklists ou da entrevista com familiares e professores.
A existência de outras dificuldades que podem estar contribuindo para um desempenho inadequado deve ser avaliada. Por exemplo, pais que são inconsistentes nas regras estipuladas e que oferecem modelos inadequados, alto nível de ansiedade de desempenho e co-morbidades que pioram o prognóstico. Na avaliação da hiperatividade, é necessário implicar outros profissionais, além do psicólogo, como neurologistas, pedagogos e pediatras, principalmente se tratando de crianças. No caso das provas psicológicas, podem ser de dois modos: pelos níveis e atuação (atenção, atividade motora e comportamento geral da criança) ou pelos instrumentos de avaliação (entrevistas, escalas de avaliação, instrumentos aplicados à própria criança, observações comportamentais e técnicas mecânicas).
http://www.psicologiananet.com.br/como-deve-ser-a-intervencao-psicologica-com-criancas-que-apresentam-tdah/2046/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário